Encontros de Jovens Investigadores

Os Encontros pretendem, sumariamente, debater as atividades em curso, refletir sobre aspetos que merecem uma atenção mais cuidada dos investigadores/as, abrindo, por fim, espaço a novas iniciativas que podem ser realizadas neste quadro. Este dia permite reunir investigadores/as em início de carreira que procuram respostas às mais variadas questões com que são confrontados no decorrer das suas investigações. Contam sempre com a colaboração de investigadores/as seniores que partilharão conhecimentos e experiências com os jovens investigadores/as, por áreas temáticas de interesse, dentro das Ciências da Comunicação.


3.º Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação – SOPCOM

3encontro_cabecalho_site

O 3.º Encontro de Jovens Investigadores de Ciências da Comunicação, organizado pelo GT de Jovens Investigadores da SOPCOM, em parceria com a Revista Comunicando, terá lugar no dia 4 de maio de 2016, com o tema “Vem e traz um problema… de investigação! Os recursos e as soluções teórico-metodológicas.”

Com este encontro pretende-se reunir um conjunto de contribuições na área das Ciências da Comunicação, que versem as suas reflexões sobre os problemas de um processo de investigação, desde a criação da problemática à discussão dos resultados. No fundo, pretende-se que a investigação em curso seja problematizada e refletida, discutindo questões teóricas e/ou metodológicas da investigação, ou refletindo sobre os recursos teóricos como forma de ultrapassar obstáculos metodológicos.

Além disso, este Encontro pretende criar sinergias entre os/as jovens investigadores/as (de mestrado, de doutoramento, de pós-doutoramento e/ou em projetos de investigação financiados), a partir da partilha de experiências dos processos de investigação, e ainda fomentar momentos formativos com investigadores/as seniores.

Os artigos resultantes das comunicações realizadas no 3.º Encontro de Jovens Investigadores de Ciências da Comunicação podem ser consultados aqui: http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/edicao/107

Galeria de Fotografias do 3.º Encontro de Jovens Investigadores


II Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação – SOPCOM

O segundo encontro de jovens investigadores/as em Ciências da Comunicação realizou-se na Universidade Fernando Pessoa, no dia 14 de Dezembro de 2011. Este encontro funcionou como um pré-congresso do 7º SOPCOM (http://sopcom2011.up.pt), que procurou congregar os/as investigadores/as mais novos/as, ou em início de carreira, que desenvolvem o seu trabalho nas mais diversas áreas das Ciências da Comunicação, dentro e fora do país, pertencentes a essa associação.

A missão do GT é a de partilhar ideias e conhecimento, para oferecer às comunidades, organizações, estudantes ou simplesmente interessados/as a oportunidade de dialogar e trocar experiências de investigação. Este encontro pretendia constituir um espaço de reunião e partilha entre investigadores/as em início de carreira que procuravam respostas às questões teóricas e metodológicas com que são confrontados no decorrer das suas investigações. Contou com a colaboração de investigadores/as seniores que partilharam conhecimentos e experiências com os/as jovens investigadores/as, por áreas temáticas de interesse, dentro das Ciências da Comunicação.
Mais informação sobre o evento disponível online em: http://ejicc2011.wix.com/ejicc.


 I Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação – SOPCOM

foto_1_encontro_gt

A primeira reunião de “Jovens Investigadores” foi promovida por um movimento de sócios/as da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e teve o apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho. Teve como objetivo avaliar as condições para a criação de um novo Grupo de Trabalho (GT) no seio da associação. O encontro teve lugar na Universidade do Minho e foi organizado em torno de quatro propósitos: (in)formação sobre a carreira científica; reunião de constituição do GT; partilha de projetos de investigação (pessoais ou coletivos); e fomento das redes e dos contactos pessoais através do conhecimento da área das Ciências da Comunicação em Portugal. O programa de atividades visava debater a investigação em Ciências da Comunicação e os desafios que hoje se colocam aos/às investigadores/as em início de carreira.

O Presidente da SOPCOM, Prof. Moisés Martins, e o diretor do CECS, à data, Prof. Manuel Pinto, deixaram os seguintes apontamentos:

“Com o vosso entusiasmo e empenho na vida da SOPCOM, espero que a nossa Associação venha a ser muito diferente daquilo que hoje é, embora deva manter-se totalmente reconhecível. Espero que possamos ser diferentes daquilo que hoje somos, mas com a identidade que nos singulariza e nos dá um lugar proeminente nas Ciências Sociais deste país” (Moisés de Lemos Martins).

“Associado ao vosso trabalho e ao vosso contributo, não está apenas a questão das teorias, dos métodos e dos recursos, mas uma questão política de fundo, que passa pelo modo como os sucessivos poderes vêm entendendo a organização da investigação e a gestão das verbas disponibilizadas. As condições em que os investigadores, designadamente os mais jovens trabalham; os requisitos para aceder a bolsas; e as condições em que exercem o seu múnus quantos têm a tarefa de orientar e avaliar cientificamente a investigação – são aspetos com óbvia dimensão política, a que não conseguimos escapar” (Manuel Pinto).

Mais informação sobre o evento disponível online em: http://sopcomji.wordpress.com/.


Tertúlia de Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação 

tertuliaEsta iniciativa, levada a cabo em parceria com a Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura da Universidade Lusófona do Porto, decorreu a 30 de Abril de 2013, na Livraria Gato Vadio (Porto). O plano de trabalhos dividiu-se do seguinte modo: 1 – Antes das questões de partida – a incerta entrada no “saco de gatos” da investigação – por Joaquim Pinto, finalista de Ciências da Comunicação e da Cultura da Universidade Lusófona do Porto e por elementos do GT de Jovens Investigadores da SOPCOM; 2 – Apresentação do livro “112i – Dicas Para Investigar em Ciências Sociais e Humanas” (ed. Húmus, 2013), da autoria dos investigadores Alberto Sá, Luís António Santos, Luís Pereira, Pedro Portela e da investigadora Sandra Marinho, da Universidade do Minho – por Luís Loureiro, Universidade Lusófona do Porto; 3 – Questionando medos e crises – investigar em Ciências da Comunicação no século XXI português – debate livre. Este constituiu um espaço de discussão informal entre investigadores/as que se encontram a desenvolver investigação e que são confrontados/as com inúmeras dúvidas neste processo. Com o auxílio dos/as investigadores/as, autores e autora do livro apresentado, foi possível esclarecer algumas questões, obter alguma orientação e perceber que os/as investigadores/as jovens partilham das mesmas incertezas e hesitações.


 

Anúncios