Oficinas de Formação

#Percurso 1
Comunicações Académicas: Apresentações Multimédia e Técnicas de Comunicação em Público (+ info)

Resumo: Muitas vezes o aluno e/ou investigador vê-se constrangido e pouco à vontade em momentos de partilha pública (conferências, defesas, etc), dos conteúdos que está a desenvolver na sua investigação. Neste sentido, pensamos numa ação de formação que capacite e exercite de forma correta a elaboração de apresentações multimédia dinâmicas, assertivas e focadas, assim como fornecer técnicas, dinâmicas e estratégias, essenciais para apresentações deste carater.

Objetivo Geral: Este curso de formação especializada pretende fomentar a aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos no âmbito das tecnologias e ferramentas de apresentação de trabalhos académicos, assim como das dinâmicas particulares de comunicação que lhe estão associadas.
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de aplicar, de forma autónoma, os conceitos e técnicas aprendidas tanto ao nível da capacidade de utilizar eficazmente determinados recursos multimédia, como também do uso de demarcadas estratégias e técnicas de comunicação em público. É expectável que os formandos deste curso consigam adquirir, de uma forma integrada, os conhecimentos necessários para fazer uma apresentação académica estruturada, coerente, apelativa, inteligível e dinâmica.
Duração: 16 horas (8+8)


#Percurso 2
Ferramentas digitais como auxílio à investigação (+ info)

Resumo: Existem muitas ferramentas que podem auxiliar o aluno e/ou investigador num processo investigativo. Nesta perspetiva, pensamos em algumas ferramentas digitais capazes de solucionar alguns obstáculos encontrados durante uma investigação. Por exemplo, usar corretamente um disco virtual para poder guardar e/ou partilhar o trabalho em curso, fazer uso de ferramentas para construir questionários e posteriormente recolher dados, poder criar documentos colaborativos entre investigadores/orientadores, etc, através do Google Drive. Outra das ferramentas digitais abordadas como instrumento de auxílio, são as de gestão de referências bibliográficas, como é o caso do Mendeley. É vista neste curso como uma ferramenta para a criação de base de dados bibliográficos, assim como um espaço de comunidade virtual académica. Um dos outros problemas encontrados é a falta de retorno por parte de outros alunos e/ou investigadores, sobre as suas ideias, leituras, metodologias a adotar ou a resolução de problemas por parte de outros investigadores da área. Neste sentido, parece-nos pertinente abordar as ferramentas para a criação de páginas web e/ou blogues como espaço de trabalho (partilhado, colaborativo) com auxílio do WordPress.com, com o objetivo de mostrar, organizar e partilhar a investigação. Por último, a ferramenta digital abordada neste curso permite solucionar vários problemas muitas vezes denunciados pelos alunos e/ou investigadores, isto é, a falta de conhecimentos no que diz respeito ao tratamento da imagem digital. Neste sentido, apresentamos um editor de imagem digital, com o objetivo de usar corretamente a imagem digital em apresentações e/ou publicações científicas.

Objetivo Geral: Pretende-se, a partir de um percurso formativo de quatro módulos, capacitar os doutorandos com ferramentas digitais que auxiliam o processo investigativo.
Duração: 16 horas (4+4+4+4)


#Percurso 3
Gestão do Tempo: (des)conciliar ou englobar a vida profissional e a vida pessoal (+info)

Com esta oficina pretende-se que os/as formadores/as e/ou oradores/as transmitam aos/às participantes interessados/as, sugestões, dicas e modelos de organização da vida profissional. Esta oficina foi pensada principalmente para quem se encontra em processo de investigação (seja em mestrado, doutoramento ou integrado em projetos), no sentido de melhor poderem organizar tanto a investigação, como a conciliação deste âmbito com a vida pessoal.
Duração: sessão de 3h


Anteriores Formações >>