Webinário Prof. Vitor Tomé

92580327_2680628138822884_5590527735408623616_o.jpg

No dia 23 de fevereiro de 2020 (quinta-feira), pelas 18h, o GT de Jovens Investigadores da SOPCOM realizou mais um Webinário. O Professor Vitor Tomé esteve responsável por uma comunicação intitulada A emergência da Educação para a Cidadania Digital em tempos da pandemia COVID-19.

Veja o vídeo do Webinário neste link.

1.    Título da comunicação

A emergência da Educação para a Cidadania Digital em tempos da pandemia COVID-19

2.    Resumo da comunicação

Este Webinário destaca a importância da Educação para a Cidadania Digital na preparação de cidadãos para um mundo marcado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Centra-se no projeto “Educação para a Cidadania Digital” (2016-…) do Conselho da Europa, e refere exemplos da sua aplicação em escolas portuguesas, sejam eles mais centrados na educação e ciência (ex: Academia de Cidadania Digital, financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian) ou na interseção entre a educação e o jornalismo ao nível de projetos de escolas e comunitários (ex: Projeto Literacia, Media e Jornalismo, desenvolvido pelo Sindicato de Jornalistas com o CENJOR, apoiado pelo Ministério da Educação e pela Presidência da República).

3.    Nota biográfica

Vitor Tomé é professor auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa, jornalista (CP1524A) e investigador do CIES-ISCTE-IUL (foco na Literacia dos Media; Cidadania Digital e Jornalismo). Doutor em Educação, pós-doutorado em Ciências da Comunicação, exerce funções de especialista internacional (Educação para a Cidadania Digital – Conselho da Europa; Teacher’s Professional Development Centre of Georgia) e de coordenador científico (Projeto PICCLE, do Plano Nacional de Leitura; Academia de Cidadania Digital, financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian). Formador de professores (Associação Nacional de Professores e Direção-Geral da Educação) e de jornalistas (CENJOR), lecionou em Portugal (FCSH-UNL, Uni. Algarve e IP Castelo Branco), Brasil (PUC-Rio) e Japão (Uni. de Hosei).